Vinho e comida, comida e vinho, um flerte repleto de nuances e reviravoltas. Cada pessoa possui uma sensibilidade única aos sabores e aromas. Algumas preferem sabores mais intensos, enquanto outras preferem suavidade. A harmonização de vinho e comida deve, portanto, levar em consideração a identidade e o paladar único de cada pessoa.
O Paladar e a Experiência de Degustação
Nossas papilas gustativas são adaptáveis, e nosso paladar pode aprender e se moldar conforme as experiências que oferecermos a ele. Degustar alimentos com características distintas afetará o sabor do vinho, para melhor ou para pior. Sabendo disso, vejamos como as características de alguns alimentos impactam no seu vinho, para que você possa ter uma orientação de como harmonizar seu vinho com sua comida. Lembre-se, você é o seu próprio professor, encontre o seu caminho entre o vinho e os sabores.
Doçura
Culinárias carregadas no açúcar geram opiniões diversas no mundo do vinho. Alguns apostam na semelhança, harmonizando sobremesas e pratos agridoces com vinhos doces, enquanto outros sugerem que pratos doces devam ser acompanhados de vinhos com maior acidez. O que se pode dizer é que o açúcar influencia na percepção da adstringência e amargor do vinho, diminuindo também o seu corpo e seu aspecto frutado.
Acidez
Culinárias com maior acidez, como molhos avinagrados, tendem a aumentar o corpo do vinho, enaltecendo a doçura e os aspectos frutados, além de diminuir a sensação de acidez na taça.
Picância
Pimentas e temperos picantes pedem vinhos com maior residual de açúcar. Caso contrário, a mistura intensificará ainda mais a sensação de queima da pimenta.
Gordura
A gordura interfere no paladar de cada pessoa de maneira única. A recomendação mais comum é servir um vinho com boa acidez, que ajude a limpar o paladar do excesso de gordura. No entanto, a individualidade deve ser levada em conta.
Combinações Clássicas e Experimentos
Algumas combinações são mais acertadas e testadas que outras, e algumas são lendas antigas. Um consenso é de que um vinho com boa acidez dificilmente vai contrastar com um prato do menu, mas, em contraponto, não trará um casamento tão intenso, cada qual com seu espaço na sua boca. Já a máxima dos opostos e sinônimos depende muito do seu gosto pessoal: você é uma pessoa que gosta de combinar coisas ou de contrastar e surpreender?
Desvendando o Mundo dos Vinhos
Tintos com carnes, brancos com peixes, funciona? Sim, muito bem. Mas não se esqueça de que o vinho é uma constante descoberta. Desvendar uma bebida com tanta alma e personalidade certamente envolve uma entrega maior e um pouco de risco nas suas combinações. Nós, da Vinícola Trevisol, te desafiamos a encontrar as suas combinações perfeitas e inusitadas com os nossos melhores vinhos.
Desafio Trevisol: Encontre Suas Combinações
Desbrave o mundo dos vinhos Trevisol e descubra harmonizações que atendam ao seu paladar. Experimente, teste e desafie-se a criar combinações únicas que realcem tanto a comida quanto o vinho. Afinal, a verdadeira magia está na descoberta pessoal e na celebração dos momentos especiais com sabores inigualáveis.